Há um tempo, passamos por um meta verdadeiramente dominado pelo amarelo no One Piece TCG. O amarelo controla a vida dos jogadores, tem efeitos de triggers poderosos e pode comprar e adicionar cartas com uma facilidade gigante, o que torna seu jogo mais lento, porém poderoso.
Isso permaneceu até a quinta coleção de One Piece, que trouxe algumas ferramentas para outra cor: o preto. Sakazuki (OP05-041) é, atualmente, o líder mais poderoso do jogo e tem uma presença enorme e vitórias igualmente relevantes em torneios grandes e pequenos.
Ad
O sucesso de Sakazuki (OP05-041) e as cartas pretas me levou a refletir sobre como podemos utilizá-las para revitalizar alguns líderes antigos desta cor.
E é exatamente isso que faremos no artigo de hoje! Buscaremos um líder bem antigo com um efeito interessante e prepararemos um baralho que é barato mas também tem peças boas o suficiente para ser bem competitivo.
O Líder
O líder que usaremos no artigo de hoje é Smoker OP02-093. Smoker é um personagem que surgiu bem no começo da história de One Piece e bem no começo do jogo também. Smoker era capitão da Marinha e encontrou a turma que todos já conhecemos em Logue Town, os perseguindo até mesmo na Grand Line. Anos depois, se tornou vice-almirante. Sua habilidade vem da Moku Moku no Mi, a fruta da fumaça, que tornou Smoker uma verdadeira velha fumante, pois ele usa charutos para produzir mais fumaça para suas habilidades.
Ele é um líder do preto, com 5 de vida, 5000 de poder e um ataque do tipo “especial”. Seu tipo, assim como a maioria dos cards pretos ligados ao Governo Mundial e a famílias reais, é o tipo “Navy”, ou “Marinha”.
Sua habilidade é bem simples: quando tem um DON!! anexado a ele, este líder pode, uma vez por turno, diminuir o custo de um personagem controlado pelo oponente. Após isso, Smoker checa se existe algum personagem com custo 0, não necessariamente o que foi alvejado por ele, e, se estiver um desses em campo, ele ganha +1000 de poder, o que lhe torna um líder com 6000 de poder até o fim desse turno. Isso lhe ajuda a atacar com ele e trazer mais agressividade para sua mesa.
O Deck
Quando eu comecei a jogar o card game de Digimon, que é praticamente o jogo irmão de One Piece, pois é da mesma empresa e tem regras e designs parecidos, eu me apaixonei pelos cards pretos. No jogo dos famosos monstrinhos digitais, esta cor foca em Digimons mecânicos, que são muito resistentes, podem levar o jogo para um estado tenso, e exaurir seu oponente.
Em One Piece, o preto funciona de maneira bem diferente, mas ainda assim me satisfez bastante. Como já disse, os cards pretos focam no lado governamental da história do piratinha que estica, mas o grande foco de suas habilidades é diminuir o custo de outros cards, e colocar eles no alcance das remoções e efeitos deste deck.
Este baralho foi criado para custar um preço médio, ter cartas boas e competitivas, mas sem gastar tanto nas staples mais caras do formato. Enquanto isso, também não iremos criar um deck barato priorizando preços baixos ao invés de qualidade. Este deck custa exatamente o quanto ele precisa custar, sem nenhum preço exorbitante e sem excessos.
O deck que iremos utilizar é o seguinte:
Counters
Esse baralho criará uma linha de defesa com nove counters de +2000 e dezessete counters de +1000. Diferente de alguns decks que vimos anteriormente, alguns counters de +2000, como Tsuru OP02-106, também valem a pena em campo, e não estão nesse baralho só para aumentar os números de algum de seus personagens quando eles forem atacados.
Ad
Além disso, temos Shockwave ST06-014, um evento com counter que pode aumentar o poder de seu líder ou personagens, e, ao mesmo tempo, nocauteia um personagem oponente com custo baixo o suficiente.
Apenas os nossos eventos têm triggers: Shockwave ST06-014 e Ice Age OP02-117 são remoções excelentes contra criaturas de custo baixo e médio, enquanto Meteor Volcano OP02-119 percorre o caminho contrário, e deixa de ser uma remoção para se tornar um motor de draw que lhe permite remodelar sua mão da melhor maneira possível. Todos os triggers desses eventos são muito versáteis e podem trazer uma grande variedade de jogadas para seu deck.
Também temos bloqueadores excelentes neste deck. Shirahoshi ST08-006, além de bloquear, também pode diminuir o custo de personagens oponentes e Fukurou OP03-088 é uma versão bem light de Borsalino (OP02-114), que é um card bem caro. Assim, o Fukurou é uma ótima substituição para montar um deck com um preço mais agradável.
Diminuindo o Custo
Como pudemos perceber ao ver nossa lista, muitas das nossas cartas diminuem o custo dos personagens oponentes, e tentam não só ativar a habilidade de nosso líder como também ativar outros cards que trazem algum efeito quando personagens abaixo de um certo custo estão no campo do oponente.
Para ampliar esta estratégia, temos cards que diminuem custos quando entram, como, por exemplo, a já citada Shirahoshi ST08-006, uma de nossas bloqueadoras, ou também Tsuru OP02-106, um belo counter. Ice Age OP02-117 é um evento que diminui os custos de mais de um personagem, e entra perfeitamente neste baralho.
Contudo, de nada importa a habilidade de diminuir custos apenas uma vez; os melhores cards desse baralho podem diminuir constantemente custos de cartas oponentes, todo turno.
O exemplo mais clássico seria o nosso próprio líder, Smoker OP02-093. Infelizmente, este card diminui apenas 1 de custo de apenas um personagem oponente, e assim precisamos de mais criatividade e outros cards para abaixar o custo dos personagens oponentes.
Dentre todos eles, Issho OP03-078 é o meu favorito, pois traz uma versão global do efeito que este deck tanto quer, e diminui 3 de custo de todos os personagens que o oponente controla se você colocar um único DON!! nele. Issho OP03-078, ainda por cima, tem um efeito quando é jogado e o oponente tem mais de 6 cards na mão: ele te permite descartar dois cards da mão dele sem olhar, assim como Trafalgar Law ST10-010, que tem um efeito parecidíssimo no roxo.
Também temos Tashigi, uma personagem fortemente ligada a Smoker e bem importante na história do Zoro. Neste baralho, utilizamos duas versões dessa personagem: Tashigi ST06-006 pode ser virada para diminuir custos de um dos personagens oponentes em 2 e Tashigi OP02-105 diminui o custo de um dos personagens em 3, desde que ataque com pelo menos um DON!! anexado a ela.
Ad
Por mais que essa habilidade tenha um custo e comprometa seus DON!!, na verdade, ela será muito interessante para você, pois Tashigi OP02-105 tem pelo menos 6000 de poder quando tem um DON!! anexado a ela, que é um valor ótimo para certas trocas e a permite ser uma ameaça para os líderes do jogo, que terão que utilizar um counter para lidar com ela. É uma versão muito positiva desta habilidade e dos números de ataque desta personagem.
Diminui os Custos, e Agora?
Agora que nosso oponente está com custos bem baixos, nossas cartas conseguem trazer seus efeitos poderosos.
Além do nosso líder, Smoker OP02-093, temos mais duas versões deste vice-almirante chaminé como personagens neste baralho. Os efeitos de Smoker ST06-004 e Smoker OP02-102 funcionam quando existe um personagem de custo 0 no campo. O Smoker OP02-102 ganha +2000 de poder e o Smoker ST06-004 ganha Double Attack, uma das habilidades mais poderosas do jogo, que lhe permite tirar dois pontos de vida do oponente de uma vez.
{1 Koby (OP02-098) || 1 Monkey.D.Garp (OP02-115) || 1 Monkey.D.Garp (ST06-012) || 1 Sakazuki (OP02-099)}
Sakazuki (OP02-099) pode ativar seu efeito quando entra em jogo, e descartar um card para nocautear um personagem com custo abaixo de cinco, enquanto Koby (OP02-098) possui o mesmo efeito, mas alveja em personagens com custo abaixo de três.
Monkey.D.Garp (OP02-115) ativa seu efeito quando ataca e tem pelo menos dois DON!! anexado a ele. É perfeito com nosso líder. Monkey.D.Garp (ST06-012) pode descansar e descartar um card todo turno para nocautear um personagem oponente com custo abaixo de 4, e assim traz recursão para esse efeito.
Por fim, temos os já citados eventos que nocauteiam personagens oponentes com custo baixo, seja como seus efeitos principais ou como gatilho.
Upgrades
Se quisermos melhorar este deck, e torná-lo um deck caro com algumas das melhores opções do formato, sem dúvidas começamos tirando seus quatro Fukurou OP03-088 e os substituindo por Borsalino (OP02-114), um dos staples principais do jogo.
Outra novidade ótima para esta cor é Rebecca (OP05-091), que, além de ter blocker, pode recuperar alguns descartes pontuais que Sakazuki (OP02-099) e Monkey.D.Garp (ST06-012) precisam para ativar seus efeitos.
E claro, ambas as versões do almirante Aokiji, Kuzan (OP02-121) e Kuzan (OP02-096), encaixam perfeitamente neste deck; Kuzan (OP02-121) é a mais cara e melhor, pois diminui o custo de todos os personagens oponentes de forma brusca, constante e em uma quantidade suficiente para deixar a maioria dos personagens do jogo no alcance das remoções de seu deck. Além de tudo, ele ainda destrói um personagem com 0 de custo quando entra em jogo.
Encaixar esses cards aumenta, e muito, o poder seu deck, e dá a ele as melhores ferramentas de uma das melhores cores do jogo, mas, ainda assim, são peças caras e devem ser colocadas com bastante sabedoria financeira.
Ad
Considerações Finais
Esses líderes um pouco menos usados são os que me dão mais diversão. O vice-almirante Smoker e toda sua turminha naval mostram realmente o melhor que o preto traz para o jogo e podem lhe trazer bastante diversão em um baralho eficiente, simples que se sai muito bem em jogos.
Até a próxima!
— 코멘트0
첫 댓글을 남겨보세요