Sempre que eu vinha aqui falar sobre decks de iniciante eu soltava uma frase dizendo que “Decks de Iniciante são um Santo Graal entre jogadores, pois trazem cards relevantes e sua baixa oferta, atrelada às práticas de scalp de vendedores e jogadores, fazem seus preços subirem.” Fico feliz em relatar que isto mudou totalmente, os produtos do jogo estão bem mais fáceis de serem encontrados devido ao novo cuidado que a Bandai está dando com a tiragem de seus produtos.
No artigo de hoje, iremos falar do novo Starter Deck, de número 14, chamado de 3D2Y, em uma alusão ao tempo que o Bando do Chapéu de Palha ficou treinando, longe um dos outros.
Ad
O Deck Inicial
Este baralho é focado nos Piratas do Chapéu de Palha e no seu treinamento ao longo de dois anos. O deck é focado em aumentar o custo dos próprios personagens e fazer sinergias a partir disso, com cards que se importam com personagens de alto custo na mesa.
A lista deste deck do jeitinho que ele é comprado na loja é a seguinte:
O Líder
Monkey.D.Luffy ST14-001, mais um Luffy líder, é um personagem com 5000 de poder e 5 de vida, da cor preta. Quando um DON!! está anexado a ele, o líder fornece um aumento de custo global para seus personagens e, caso você tenha pelo menos um personagem com um custo de 8 ou mais, ele ganha +1000 de poder. Como isso é uma consequência tanto do DON!! estar neste líder, quanto do estado da sua mesa, enquanto estas duas condições estiverem cumpridas essa habilidade vale - ou seja, mesmo no turno de seu oponente, este líder pode ter 6000 de poder, tornando-o bem resiliente.
É uma habilidade simples, mas garante jogadas ótimas e te beneficia quando suas cartas mais fortes estão na mesa. Além disso, Monkey.D.Luffy ST14-001 consegue funcionar como counter para alguns decks amarelos e muitos decks da cor preta, as duas cores mais fortes do atual formato, pois estes se importam com o custo de criaturas para removê-las.
O Deck com Upgrades
Então, estamos falando de um deck da cor preta, a melhor do atual formato, junto com a amarela. Ou seja, ele tem muitas atualizações a serem feitas que não só vão melhorar o deck num geral, utilizando de cards muito bem colocados no atual metagame, como também melhorar o jogo para seu líder, que poderá ficar consistentemente em 6000 de poder.
Felizmente, o baralho performou muito melhor no ocidente do que no Japão, onde ele não recebeu muita atenção. É um counter natural para Rob Lucci OP07-079 e outros decks pretos, devido à sua capacidade de aumentar o custo de seus personagens, os deixando mais difíceis de ser removidos.
A lista que iremos utilizar no artigo de hoje conseguiu ficar em quarto lugar no regional da Cidade do México, nas mãos do jogador José Alberto Carmona Quiñones:
As cartas do ST14
Normalmente, nestes artigos, eu tento montar um deck ou pegar uma lista de algum jogador que performou bem com ela, me baseando no conteúdo que vem no produto selado. Uta ST11-001 era um ótimo exemplo disso, funcionando tão bem com duas cópias do deck inicial, e algumas avulsas de outras coleções, que o permitia ser considerado um baralho de tier elevado.
Infelizmente, tentar se guiar pelo conteúdo dos baralhos iniciais apenas traz dor de cabeça ao jogador. Existem sim alguns cards legais e interessantes, mas o que mais importa é Sanji ST14-003, uma Super Rara que usamos apenas três cópias, não justificando a compra de um segundo baralho e sim de uma cópia extra deste personagem, que não é muito caro.
Sanji ST14-003 tem custo 5, uma quantia geralmente boa no jogo, e quando entra em campo checa se temos um personagem de custo 6 ou mais. Caso tenhamos, ele destrói um personagem de custo 5 ou menos do oponente. Com isso, podemos cozinhar um pouco. Nosso líder aumenta o custo de nossos personagens - sendo assim, Sanji ST14–003 já entra cumprindo o requisito, pois em campo ele teria seu custo aumentado para 6, fazendo com que ele não dependa de outro personagem em campo. Somando isso ao fato de que a principal característica de decks pretos é diminuir custo de personagens oponentes, temos aqui uma ótima remoção e que se encaixa como uma luva neste deck.
Ad
Outro card do deck inicial que se mantém é Nico Robin ST14-007, capaz de diminuir o custo de personagens inimigos para os deixar mais suscetíveis a remoções. Esta personagem também é jogada em números baixos.
Do Starter deck original, como opção em alguma build alternativa, também teríamos Nami ST14-006, que funcionaria como blocker e draw no fim do jogo, mas temos acesso a blockers infinitamente melhores neste deck, justificando-a como uma substituição e não uma presença mandatória.
De fora do deck original, nos sobra mais um dos Mugiwaras, Brook EB01-046 - Um dos melhores removals do jogo atual.
A Marinha
Se tem um pacote de cartas da cor preta que se comporta muito bem no meta é a marinha. Com o design voltado para remoção e punição de personagens do oponente, é possível dizer que eles se comportam como a verdadeira Marinha do universo de One Piece.
Começando com Brannew OP03-089, o searcher que nos ajudará a colocar esse tipo de personagem na mão, temos não só a vantagem de conseguir uma peça específica dentre as 3 do topo do deck, como também a de encher nosso cemitério com algumas outras opções que serão úteis mais pra frente.
Com isso, podemos procurar os Counters +2000 do baralho, Tsuru OP02-106, Tashigi ST06-006 e T-Bone EB01-049, o evento Ice Age OP02-117 ou alguns dos nossos principais cards, na forma dos almirantes Kuzan OP02-096, e Issho OP03-078
Remoções
Como todo bom deck na cor preta, este é abundante em remoções baseadas no custo de personagens oponentes. Cards como Brook EB01-046 e Jack OP08-084 ajudam em uma remoção recorrente dos personagens oponentes, tendo a capacidade de remover no mínimo um personagem por turno. Kaido OP08-079, T-Bone EB01-049 e Sanji ST14-003 também são remoções de ótima qualidade, mas funcionam apenas no turno em que entram em campo.
Unindo-os com os redutores certos de custo, como Issho OP03-078 e Kuzan OP02-096, é possível fazer a limpa recursivamente no campo do oponente, deixando-o com o campo limpo e negando potenciais atacantes rivais, sempre que possível.
Gecko Moria
Iremos agora falar da principal carta preta do jogo. Gecko Moria OP06-086, com um efeito de reanimar cards do cemitério. A ideia com o vampirão é a de, entre os dois personagens reanimados por ele, colocarmos Rebecca OP05-091, que também reanima um personagem de custo baixo e coloca outro em sua mão.
Isso nos permite gastar oito Don!! para voltar um personagem de custo 2 ou menos e um de quatro ou menos, que será a Rebecca, que irá voltar um personagem para a sua mão e um de custo 3 ou menos para campo. Se fizermos a matemática dessa jogada, podemos ver que, excluindo o custo do personagem que volta para a mão, fizemos uma jogada de custo dezessete Don!! por uma de oito Don!!.
Ad
Além disso, deixa em campo um personagem de 9000 de poder e um blocker, além de te permitir voltar diversas opções úteis do cemitério como Brannew OP03-089, Brook EB01-046 e Tsuru OP02-106, com ótimos efeitos de entrada no campo.
Essa sinergia entre Gecko Moria OP06-086 e Rebecca OP05-091 é uma das principais, mais fortes e mais versáteis até hoje na história do jogo e um verdadeiro must have para a grande maioria dos decks que consigam utilizar da cor preta e, realmente, só adicionam a força deste deck.
Matchups
De maneira geral, o Monkey.D.Luffy ST14-001 tem um excelente desempenho em diversos tipos de confrontos, o que o torna uma opção atraente para jogadores em torneios. Ele demonstra uma clara vantagem ao enfrentar decks como Jewelry Bonney OP07-019, Enel OP05-098, Roronoa Zoro OP01-001, Monkey.D.Luffy ST13-003 e Donquixote Doflamingo OP01-060.
Monkey.D.Luffy ST14-001 é um deck de pressão e com uma boa qualidade ofensiva, capaz de coordenar muitos ataques direto na vida em alguns decks mais lentos, como Enel OP05-098 e Jewelry Bonney OP07-019, como também pode agressivar contra a board oponente em decks que a constroem melhor Roronoa Zoro OP01-001 e Donquixote Doflamingo OP01-060.
Porém, apesar dessa posição favorável, ele encontra algumas fraquezas quando enfrenta decks específicos, como Rob Lucci OP07-079, Nami OP03-040 e Monkey.D.Luffy OP05-060, que podem apresentar uma resiliência mais difícil de se superar.
Considerações Finais
Por fim, Monkey.D.Luffy ST14-001 é é interessante para perceber as diferenças de um cardgame que joga formatos diferentes no Japão e no ocidente. É um deck que não se destacou tanto assim no Japão, mas caiu no gosto dos jogadores quando se tornou uma opção a ser jogada no formato ocidental.
Hoje em dia, o deck se encontra muito bem posicionado no meta, conseguindo enfrentar algumas das maiores ameaças dele e mostra muito bem o quanto, às vezes, a força de um deck depende mais da vontade dos jogadores em experimentar e treinar com ele.
— Comentarios0
Se el primero en comentar