One Piece TCG

Deck Guide

Guia de Deck OP12: Roronoa Zoro

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

No artigo de hoje, discutiremos as estratégias e técnicas essenciais para o deck de Roronoa Zoro nesse finalzinho de OP12, enquanto nos preparamos para a chegada da próxima coleção.

Edit Article

Discutir as principais tendências do Meta é sempre importante em ambientes como este. Roronoa Zoro OP12-020 é, atualmente, o deck mais forte no meta ocidental do One Piece Card Game, com bastante margem para estudo de diferenças de build e meios de o tornar ainda melhor, em uma busca pela perfeição desse líder.

No artigo de hoje, discutiremos uma das versões desse deck que conseguiu um dos melhores resultados possíveis, o campeonato nacional da América do Norte.

O Líder

Loading icon

Roronoa Zoro OP12-020 é um líder com 5000 de poder, 5 de vida, e atributo Slash, seus tipos são Supernovas e Straw Hat Crew. Sua única cor é verde, a cor que mais tem crescido dentro do One Piece Card Game, após uma longa temporada sem um bom suporte ou um novo líder relevante.

Sua habilidade é ativada quando ele tem 3 DON!! anexados nele, permitindo que, uma vez por turno, este líder desvire ao batalhar contra um Personagem do oponente. Após isso, Roronoa Zoro OP12-020 não pode atacar personagens do oponente com custo base 7 ou menos neste turno. Com essa habilidade, Zoro ganha uma ajuda para limpar o campo do adversário, eliminando uma das maiores dúvidas da estratégia do jogo, quando atacar personagens e quando atacar a vida do oponente.

A estratégia desse líder é bem simples, usamos o primeiro ataque para remover algum atacante importante no campo adversário, e deixamos o segundo ataque livre para pressionar o líder oponente ou algum atacante de custo alto, forçando dano ou gasto de bloqueadores e counters.

O Deck

Como líder verde, Roronoa Zoro OP12-020 tem acesso a ramp e a outras formas de reativação, o que ajuda a mitigar o custo alto da habilidade e possibilita jogadas com alto aproveitamento de DON!! com personagens como Cavendish EB01-012, uma vez que este líder também é do tipo Supernovas.

Atualmente, Roronoa Zoro OP12-020 é aquele deck que dita a tendência do meta, fazendo com que seus counters se sobressaiam e que decks fracos contra ele acabem sumindo. O espadachim das três espadas se posiciona confortavelmente no tier 1 do jogo, sendo uma boa opção de deck.

O deck que veremos hoje foi utilizado por Richard Yam para conseguir o primeiro lugar no Nacional da América do Norte, na cidade de Dallas, Texas.

A lista é a seguinte:

Loading icon

Podemos, de cara, ver que ela é focada no arquétipo de cards com o atributo Slash, de modo a conversar bem com o pacote lançado junto com o próprio líder na coleção OP12 - Legacy of the Master.

O Setup Inicial

Loading icon

O início de jogo é garantido por um pacote de searchers muito eficiente. Kouzuki Hiyori OP12-028 e Perona OP12-034 são responsáveis por olhar o topo do baralho e filtrar as jogadas de acordo com sua curva, garantindo acesso contínuo a peças que você mais quer ver.

Nami OP03-030 cumpre uma função semelhante, mas cobrindo a busca de cartas com o tipo “East Blue”, o que cobre mais da metade do elenco de personagens do baralho. Essa redundância de searchers permite que o seu deck atue como um dos mais consistentes dentro da cor verde.

Loading icon

A principal peça de defesa dessa lista é Koushirou OP12-027, um Blocker de custo 2 que protege aliados com atributo Slash e custo base 5 ou menos. Sempre que um desses personagens seria nocauteado por um efeito do oponente, Koushirou pode ser virado em seu lugar.

Essa linha de defesa mantém protegidos personagens que queremos muito em campo, como Cavendish EB01-012, Roronoa Zoro OP12-036 e Tashigi OP12-031, evitando que o deck perca pressão de campo com remoções. Alguns decks desse líder utilizam cópias de Tashigi OP10-032 pelo mesmo motivo.

Slash!

Loading icon

Personagens com o atributo “Slash” são o coração da lista. Shimotsuki Kouzaburou OP12-029 e Kuina OP12-026 são suportes diretos para o líder. Kouzaburou é um Counter +2000 que pode ser jogado se preciso, virando personagens de custo 2 ou menos e, em seguida, nocauteando um personagem virado de custo base 1 ou inferior. Esse tipo de remoção é útil contra decks de curva baixa, como Silvers Rayleigh OP12-001, ou contra blockers pequenos. O avô da Kuina também garante que o nosso líder, ou personagens, atuem como remoção, batendo em personagens de suporte mais irritantes, virados por esse efeito.

Já Kuina atua como a principal peça de sinergia com o líder. Ao ser virada, ela dá rest em um personagem adversário de custo 4 ou menos e, em seguida, anexa até três DON!! virados a um líder com o nome “Roronoa Zoro”. Roronoa Zoro & Sanji ST12-001 não se encaixa nessa condição, permitindo que o líder do artigo de hoje alcance o requisito de três DON!! anexados para usar sua própria habilidade, além de ganhar um alvo novinho em folha para bater.

Loading icon

Para o pessoal fã da teoria de “Tashigi é a Kuina”, podemos dizer que Tashigi OP12-031 se comporta como uma versão mais “crescida” de Kuina OP12-026. Ao entrar em campo, ela descansa um personagem adversário de custo base até 6 e, em seguida, anexa até três DON!! virados a um líder com o nome “Roronoa Zoro”, mantendo a consistência do plano de ataque duplo do líder.

Mesmo que seja um efeito [On Play], e não recursivo todo turno como o de Kuina, Tashigi se mostra uma das cartas mais valiosas da curva média, pois deixa como lastro um corpo 7000, ótimo para ataques posteriores, coisa que nossa Kuina não pode fazer com seus 1000 de poder, que normalmente significam que ela vai cair da escada no turno seguinte em que seu efeito é ativado.

Loading icon

Roronoa Zoro OP12-036, por sua vez, é uma peça agressiva desde o começo. Ele não pode ser jogado por efeitos, o que nessa lista não aconteceria de qualquer forma. Além disso, enquanto seu líder tiver o atributo Slash, o Zoro personagem não pode ser nocauteado em batalha por cartas com o mesmo atributo e ganha +1000 de poder, alcançando 6000 naturalmente, o tornando um atacante extremamente confiável.

Cavendish EB01-012 é uma das cartas mais eficientes do jogo em termos de recuperação de recursos e já alcançou valores nada saudáveis para um card sem nenhum tipo de arte alterada. Com custo 5 e poder base 6000, ele se encaixa perfeitamente na curva média do deck, ainda mais quando somados a suas habilidades [On Play] e [When Attacking]. Tanto ao entrar em campo quanto ao atacar, caso o líder possua o tipo Supernovas, o que é o caso de Roronoa Zoro OP12-020, e não haja outro Cavendish em campo, o jogador pode desvirar até dois DON!!. Essa habilidade garante continuidade de ações dentro do mesmo turno, permitindo, por exemplo, que o líder ainda disponha dos três DON!! necessários para sua reativação mesmo após o uso de cartas como Kuina OP12-026 ou Tashigi OP12-031.

Cavendish é o principal acelerador dos melhores decks verdes do formato, devolvendo ao jogador o controle sobre a curva de DON!! e ajudando o deck de Zoro a ter sempre a quantidade de DON!! necessária para ativar sua habilidade.

Loading icon

Dracule Mihawk OP12-030 é o que temos de mais próximo de um Boss nesse deck, ditando o ritmo do baralho. Com custo 8, poder 8000 e a palavra-chave Blocker, ele vai ser sua principal parede no campo, segurando ataques menores até o turno em que você vai decidir finalizar o jogo. Quando Mihawk entrar campo sua habilidade [On Play] é desencadeada, desvirando até quatro DON!!, devolvendo metade do investimento gasto para colocá-lo em campo. Essa reativação de recursos permite não apenas preservar o fôlego do turno, como também habilitar imediatamente o uso da habilidade do líder ou usar algum evento. Esse efeito vem com a restrição de que você não pode jogar personagens de custo base 7 ou mais naquele turno.

Na composição que temos aqui, vemos que é praticamente irrelevante para esta lista, que opera majoritariamente abaixo dessa faixa, tornando Mihawk uma escolha segura de fim de curva.

Luffy é o homem que se tornará o Rei dos Piratas

Loading icon

Assim como Dracule Mihawk OP12-030 é uma opção extremamente segura de ser usada no turno final de jogo, Luffy Is the Man Who Will Become the King of Pirates!!! OP12-039 é nosso principal finisher. Sua habilidade é bem simples: tornar ativo seu líder virado chamado “Roronoa Zoro”, e novamente Roronoa Zoro & Sanji ST12-001 não se aplica a essa condição.

Com o uso desse evento, é de extrema facilidade emendar ataques consecutivos com seu líder. O primeiro, como de costume vai na board oponente para limpar uma ameaça e, os subsequentes, indo direto no líder oponente, limpando a vida dele, somado ao ataque de seus Dracule Mihawk OP12-030, Cavendish EB01-012 e outros personagens.

Match-Ups

Loading icon

Jewelry Bonney OP07-019 é um dos maiores pesadelos do jogador de Zoro. Uma vez que falamos de um deck cujo core é virar cards oponentes e trava-los, temos na Bonney uma garantia de que pelo menos uma peça do campo dele vai ser virada. Se ele atacar com Cavendish, o líder é virado e não pode atacar duas vezes. Se ataca com o líder, pode perder um blocker. E por aí vai. Tudo isso enquanto joga um jogo longo que favorece a si e é extremamente disruptivo para o deck de Zoro.

Silvers Rayleigh OP12-001 é um deck ultra agressivo capaz de criar spam na board facilmente. Nesse deck temos Buggy OP03-008, que não pode ser nocauteado em batalha contra os muitos personagens do atributo Slash do deck de Zoro além da capacidade de ignorar bloqueadores com o evento To Never Doubt--That Is Power OP12-016.

Em suma, Rayleigh vai acumular bastante recurso na forma de counter, uma vez que ele raramente vai proteger suas criaturas de tamanho pequeno, e se proteger completamente em um turno decisivo, do qual ele irá contra-atacar para vitória.

Considerações Finais

Roronoa Zoro OP12-020 é atualmente o melhor deck do Meta, e merece isso. É um Midrange bem confiável e com jogadas bem maleáveis, mas uma estrutura sólida.

OP13, Carrying On His Will, chega em breve e, como a coleção que vai servir de base pro meta futuro, pretende dar uma mexida boa no jogo. Assim, iremos ver como o imediato do bando do chapéu de palha se comporta em cenários futuros.