Introdução
No dia 22 de março de 2025, a cidade de Brisbane, na Austrália, recebeu um incrível torneio Regional de One Piece Trading Card Game. O torneio foi recheado de listas poderosas, estratégias criativas e duelos dignos da Grand Line.
Como a nova banlist entraria em vigor apenas em 1º de abril, os jogadores tiveram uma última oportunidade de aproveitar, em um torneio oficial, cartas como Jinbe (OP07-045), Gecko Moria (OP06-086), Ice Age (OP02-117) e Kingdom Come (EB01-059).
Ad
O top 16 do evento apresentou uma diversidade interessante de líderes, mas à medida que nos aproximamos do top 8, observamos uma repetição maior, destacando 4 decks de Donquixote Doflamingo (OP01-060), 3 de Marshall.D.Teach (OP09-081) e 1 da líder campeã, Jewelry Bonney (OP07-019). Para evitar repetição de listas semelhantes, vamos focar nas escolhas dos jogadores do Top 4, principalmente no primeiro e segundo colocados, que são líderes que não foram afetados diretamente pela Banlist.
Vamos analisar essas listas juntos e entender o que os finalistas trouxeram de especial para este grande torneio!
O Evento
O torneio contou com 465 jogadores que disputaram intensamente ao longo de 9 rodadas no formato suíço antes do corte para o Top 16, seguido de 4 rodadas eliminatórias no formato mata-mata. Vale destacar que a coleção OP10 já estava válida, criando um ambiente cheio de incertezas e estratégias inovadoras, já dando um gostinho do que está por vir no novo meta.
4º e 3º Lugares – Donquixote Doflamingo
O 4º colocado Darcy Merritt e o 3º colocado Branden Turner escolheram o popular líder Donquixote Doflamingo (OP01-060) para uma última dança com seu fiel e agora banido escudeiro, Jinbe (OP07-045). Confira abaixo as listas que levaram esses jogadores ao Top 4:
Enquanto Darcy optou por não usar Gum-Gum Red Roc (OP04-056), apostando em duas cópias de Perfume Femur (OP07-057) para garantir agressividade extra, Branden Turner manteve sua fiel cópia de Gum-Gum Red Roc (OP04-056) e incluiu uma charmosa Kaya (OP03-044), oferecendo não só mais uma opção de Counter 2000, mas também uma possibilidade extra de corrigir mãos iniciais difíceis, especialmente combinada com a carta Trafalgar Law (ST17-002).
As outras cartas dos decks são um padrão que já vimos em diversos campeonatos permitindo jogadas com personagens do tipo "The Seven Warlords of the Sea" e utilizando de manipulação do topo do deck para acertar a habilidade do líder Donquixote Doflamingo (OP01-060) que adiciona personagens do topo do deck ao campo.
Ambas as listas demonstram consistência exemplar, deixando-nos ansiosos para ver como os jogadores de Donquixote Doflamingo (OP01-060) vão se adaptar ao meta após os banimentos. Com certeza, este líder ainda marcará presença no meta, pois mesmo sem o Jinbe (OP07-045) haverá uma diversidade de jogadas interessantes com o deck que o tornam perigoso para oponentes que o subestimem.
2º Lugar – Marshall D. Teach (Barba Negra)
A lista do vice-campeão Kaito Minamikawa reflete quase um consenso entre os jogadores que escolheram Marshall.D.Teach (OP09-081): a semelhança nas listas é visível e apenas algumas cópias são alteradas entre uma lista ou outra em relação à quantidade de cópias.
A estrela principal aqui é a carta estreante de OP10, Kuzan (OP10-082), que trouxe muito dinamismo ao deck. Kuzan (OP10-082) não pode ser removido do campo por efeitos do oponente, e isso faz com que, em muitos casos, permaneça na mesa até o próximo turno, quando ele pode realizar um ataque. Acontece que a outra habilidade dessa adição de OP10 é que é realmente interessante: realizando o trash do próprio personagem, o jogador pode comprar uma carta e retornar um personagem do tipo 'Blackbeard Pirates' do Trash que não seja um Kuzan para o campo.
Ad

Há diversos bons alvos para a habilidade de Kuzan (OP10-082), recuperando desde personagens que realizam redução de custo, K.O. pontual ou trazendo de volta o perigoso Jesus Burgess (OP09-086), cujo poder cresce em +1000 proporcionalmente a cada 4 cartas presentes no Trash do jogador, rapidamente se tornando uma ameaça de alto poder na mesa.
Definitivamente, este é um deck exigente, que requer um profundo conhecimento das matchups, e aqui qualquer erro pode custar caro. Com a situação do meta de OP10 no ocidente e com incríveis jogadores se dedicando a dominar este deck, com certeza veremos novamente o líder Marshall.D.Teach (OP09-081) nas mesas finais dos próximos grandes campeonatos.
Caso você esteja começando no One Piece TCG, não se intimide! O Marshall.D.Teach (OP09-081) é um deck incrível que deve sobreviver à próxima rotação sem perder nenhuma peça. Caso queira que façamos uma análise completa do deck, nos diga na sessão de comentários!
1º Lugar (Campeã) – Bonney
Finalmente, chegamos ao topo com o deck campeão, uma escolha segura e poderosa para tempos incertos: a líder Jewelry Bonney (OP07-019). Preparada especialmente para enfrentar os líderes Doflamingo e Barba Negra, esta lista abriu mão da abordagem tradicional que usava cartas do tipo Donquixote para focar integralmente nas cartas do tipo Supernovas, e com a adição de 4 cópias de Roronoa Zoro (OP06-118) como principal finalizador.
A coleção OP10 foi generosa com este deck, trazendo duas excelentes adições: Tashigi (OP10-032) e Smoker (OP10-030).

Smoker (OP10-030) é uma ferramenta híbrida de agressão e defesa, capaz de desferir golpes pesados com sua habilidade de Banish, impedindo o adversário de acumular recursos essenciais, ao mesmo tempo em que sua habilidade permite ativar um DON!! 'rested', garantindo que Jewelry Bonney (OP07-019) mantenha sua habilidade aberta para virar personagens ou o líder adversário durante um ataque.

Já Tashigi (OP10-032) funciona como uma espécie de Donquixote Rosinante (OP05-030), protegendo suas criaturas contra diversos efeitos como: K.O. ou habilidades que o fazem dar Trash em um personagem, devolução para a mão e também colocar um personagem no fundo do deck, tudo isso virando a Tashigi (OP10-032) para impedir o efeito. Como se não bastasse tanta utilidade, a carta ainda é um Counter 2000!

Outro personagem que faz seu nome no campeonato são as 4 cópias de Carrot (OP08-023) que garantem o fôlego contra decks agressivos baseados em personagens de baixo custo, congelando (impedindo que os adversários sejam desvirados) tanto no Onplay quanto durante os ataques, ganhando tempo o suficiente para o late game do deck.
Na fase final temos o temido Eustass"Captain"Kid OP01-051, que cria situações de desespero nos oponentes, obrigando-os a lidar com um personagem de 8000 de poder provavelmente aparado pela dupla dinâmica Donquixote Rosinante (OP05-030) e Tashigi (OP10-032), criando uma muralha de defesa quase que impenetrável para o adversário. Em seguida, para finalizar o jogo, contamos com Roronoa Zoro (OP06-118), que consegue realizar até 3 ataques a partir de 9000 por turno (sem investimento de DON!!), geralmente finalizando o jogo assim que pode atacar.
Ad
Claramente otimizada para o cenário deste evento, a lista da campeã continua sendo uma opção segura e promissora para futuros torneios. Temos boas previsões de que a líder Jewelry Bonney (OP07-019) permanecerá relevante no competitivo. Este deck é uma ótima opção para jogadores que gostam de jogar para o late game, recompensando a paciência e estratégia com diversas vitórias, e essa lista é um excelente ponto de partida para jogar com a líder.
Conclusões
Além do top 4, o restante do top 16 trouxe uma diversidade maior de líderes interessantes como o novo líder amarelo de OP10 Eustass"Captain"Kid OP10-099, o ruivo Shanks (OP09-001), o qual fizemos um guia de Deck, o líder Azul e Preto, conhecido como Deus Usopp (OP10-042) e por fim um deck que vem dando o que falar no meta o Roxo: Monkey.D.Luffy OP05-060.
Esperamos que esta variedade continue presente nos próximos torneios Regionais, que retornam a partir do próximo dia 12 de abril e estaremos aqui ansiosos para fazer mais uma análise dos resultados.
O novo cenário competitivo promete ser eletrizante! E você, ao lado de qual líder pretende encarar os próximos campeonatos? Vamos discutir juntos nos comentários quais líderes devem dominar a próxima temporada!
O meu palpite? A Jewelry Bonney (OP07-019) ainda vai dar muito trabalho por aí!
— Comments0
Be the first to comment